O que são palavras-chave negativas?
São palavras que adicionadas a uma campanha mostram ao Google Adwords que você não quer exibir o seu anúncio para pessoas que procurarem por aquela palavra ou termos que a contenha.
As palavras-chave negativas são importantes para as campanhas, pois irão exibir o seu anúncio para pessoas realmente interessadas no seu negócio. E consequentemente fazer com que esses interessados cliquem no seu anúncio, reduzindo os custos e aumentando o ROI da sua campanha.
Como e quando usar as palavras-chave negativas?
É necessário usar sempre que você quiser que apenas interessados vejam seus anúncios.
Por exemplo, se você vende computadores novos, você pode adicionar palavras negativas como: usados, usado, seminovos, seminovo, conserto, para que as pessoas que procuram comprar um computador usado não cliquem no seu anúncio e, depois de ver que você não trabalha com computadores usados, saia do seu site.
Importante: para adicionar uma palavra-chave como negativa, acrescente um traço na frente da palavra, exemplo: -usado.
Tipos de palavras-chave negativas
Com esse recurso é possível negativar um termo amplo ou específico, pois às vezes as suas palavras-chave são bem semelhantes a que devem ser negativadas.
Digamos que você só trabalhe com a marca HP e não quer exibir seus anúncios para pessoas que procurem por computadores Dell. Nesse caso adicione a palavra -dell e os usuários que digitarem esse termo não verão os seus anúncios.
Caso queira negativar um termo mais específico utilize os colchetes. Por exemplo, se você não vende computadores HP na cor branca, utilize: -[computador HP branco].
Dicas para uso das palavras-chave negativas:
-Tenha cuidado na hora de adicionar as palavras-chave negativas, pois quanto mais palavras adicionadas, para menos pessoas os seus anúncios aparecerão. Procure escolher aquelas que não tenham ligação com o seu segmento.
-Antes de adicionar as palavras-chave negativas, dê uma olhada nas suas palavras-chave normais e veja se não está negativando algum termo que prejudique a exibição do seu anúncio.